Ansiedade: Quando Buscar Suporte Profissional?
- Rafaela Santos
- 15 de jan.
- 2 min de leitura

Antes de tudo, é preciso destacar que a ansiedade é uma reação normal e esperada para todos os indivíduos. O estado emocional de ansiedade costuma acontecer em situações novas, nas quais o indivíduo se questiona se possui todas as habilidades necessárias para enfrentar aquele desafio. Desse modo, a ansiedade é uma resposta adaptativa e benéfica em diversas situações, pois contribui para a elevação do nosso desempenho e desenvolvimento de habilidades.
Contudo, quando a ansiedade passa a estar presente em grande parte dos nossos dias e de maneira muito intensa, gerando impactos em nossa qualidade de vida, devemos estar atentos aos sinais de alerta para buscar ajuda.
Quais sinais indicam a necessidade de ajuda:
Alteração no padrão de sono: Diminuição do sono e quadros frequentes de insônia. As preocupações que aparecem de forma frequente ao longo do dia, costumam permanecer durante a noite, algo que interfere no relaxamento e na qualidade do sono.
Pensamento acelerado e repleto de preocupações: A mente costuma estar voltada para o futuro, antecipando possíveis acontecimentos catastróficos. As preocupações acontecem de maneira intensa e de forma incontrolável.
Dificuldade de concentração: Os pensamentos voltados para as preocupações, podem impactar na concentração em atividades do cotidiano.
Irritabilidade constante: A alteração no padrão do sono, pensamento acelerado e o cansaço, podem gerar aumento da irritabilidade.
Tensão muscular: Dores no corpo e cabeça ocorrem de forma frequente, visto que a ansiedade interfere no relaxamento muscular e mental.
Caso você tenha se identificado com algum desses sinais, a terapia pode te ajudar. Atualmente, existem métodos comprovados cientificamente que auxiliam no controle e redução da ansiedade, garantindo o retorno à qualidade de vida e bem-estar emocional.
Lembre-se: O cuidado emocional é um investimento valioso na sua saúde e felicidade.